6 benefícios da maçã para a sua saúde e como consumi-lá

Um antigo ditado diz que consumir uma maçã por dia, mantém os médicos afastados. A fruta contém fibras e Vitaminas E, C e B fazendo com que ela seja uma importante aliada na prevenção de doenças.

A maçã é uma fruta que veio da Ásia que ajuda a controlar várias doenças como: diminuição do seu colesterol, melhoramento da sua digestão e melhor absorvimento de nutrientes, diabetes. A maçã é uma fruta que muitos nutricionistas indicam para quem quer emagrecer, porque ela tem poucas calorias e é rica em fibras ainda por cima.

A maçã também é rica em vitaminas, minerais, pectina e antioxidantes que fortalecem o seu sistema imunológico e ela ainda apresenta outros benefícios para a sua saúde que irei relatar abaixo:

1 – Controla a diabetes

A substância polifenol presente na maçã ajuda a prevenir estragos nas células beta do pâncreas, elas que são responsáveis pela produção de insulina. Estudos relatam que comer uma maçã por dia diminui o risco de desenvolver a doença. A ação antioxidante do polifenol ajuda a reduzir a absorção do açúcar, sendo assim, reduzindo a glicemia no sangue.

2 – Te ajuda a emagrecer

A maçã é uma fruta muita rica em fibras e água que elas te ajudam a ter uma sensação de saciedade por um longo tempo, assim fazendo que você fica sem fome, o que é ótimo para que quem perder peso. A maçã também tem a substância pectina presente nela, assim te ajudando a reduzir a absorção de gordura para o seu intestino.

3 – Ajuda a melhorar o funcionamento do seu intestino

A substância pectina, uma das melhores substâncias presentes da maçã, quando você come a maçã ela absorve a água do trato digestivo formando um gel que ajuda na digestão e o no melhor funcionamento do intestino. Sempre coma a maçã com cascas, pois, nas cascas que tem a maior concentração de pectina.

4 – Combate a asma

A maçã é uma fruta rica em antioxidantes que ajudam na proteção os pulmões. Um estudo realizado pela California State University comprovou que todas as mulheres que consumiam maçãs frequentemente tinham menos probabilidades que ter asma. Se alimentar de uma maçã por dia já diminui o risco da doença aparecer em seu organismo, isso tudo se deve a substância quercetina, que regula o sistema imunológico.

5 – Previne Cáries

A maçã tem ácido málico que ajudam a aumentar a produção de saliva, assim diminuindo acumulo de bactérias causadoras de cáries nos dentes. O acumulo de saliva também ajuda na remoção das bactérias da boca.  As fibras solúveis que tem na maçã ajudam a limpar os dentes e as vitaminas e minerais ajudam a deixar os dentes mais saudáveis.

6 – Retardar o envelhecimento

A maçã contém as vitaminas A, E e C que são antioxidantes combatem os radicais livres que são formados pela má alimentação, poluição e pelo envelhecimento.

A forma de utilizar a maçã para aproveitar seus benefícios

A maçã é uma fruta muito versátil e bastante nutritiva que pode ser utilizadas de várias formas, como:

1 – Suco de maçã: Ajudar a regular seu intestino preso, a te hidratar e diminuir seu apetite porque contém a pectina que vai para o seu estômago aumentando sua saciedade por longo período.

2 – Maçã desidratada: é um ótimo alimento para crianças, pois, a sua textura crocante pode ser similar a batata frita. Coloque a maçã no forno durante 20 minutos numa temperatura baixa até ela ficar crocante.

3 – Chá de maçã: Você pode adicionar as cascas das maçãs nos chás para deixa-lo mais saboroso, o chá melhora a digestão e ajuda a prisão de ventre.

4 – Vinagre de maçã: pode ser consumido em saladas com moderação, coloque no máximo de 1 a 2 colheres do vinagre junto com 1 copo de água, você pode beber 20 minutos antes do almoço ou do café da manhã. O vinagre melhora a digestão, previne dor no estômago e trata dores nas articulações.

  • Post category:Alimentos
  • Post last modified:7 de July de 2021
  • Reading time:4 mins read