Alimentos que ajudam a combater a ansiedade

Muitos problemas de saúde cresceram com a pandemia, mas não começaram nesse período. Existem muitos transtornos mentais, que atingem um número cada vez maior de brasileiros a cada ano. Por isso é sempre importante a gente se procurar os recursos que podem nos ajudar a restaurar nossa saúde mental.

Se você sofre de ansiedade, você não está sozinho. Ansiedade é um problema que muitos brasileiros conhecem bem e o Brasil é o país mais ansioso do mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

É possível viver livre da ansiedade, mas fazer isso depende de vários fatores. Nunca vai existir uma formula mágica para que a ansiedade desapareça da sua vida, para que isso aconteça você tem que começar a praticar exercícios, cuidar mais da saúde com uma reeducação alimentar, dormir melhor e muitos outros fatores.

Um fator bastante importante que vai te ajudar a combater sua ansiedade é procurar um psicólogo. A terapia vai te ajudar a reconhecer padrões de pensamentos que te fazem ter ansiedade e vai te ajudar a criar defesas eficazes para que você consiga lidar com essas situações de forma positiva.

Para controlar e diminuir o nível de ansiedade, você deve incluir no seu hábito alimentar alimentos ricos em ômega 3, magnésio, triptofano, probióticos e fibras, sendo bem benéfico ingerir chocolate negro e banana, por exemplo.

Essas substâncias nutritivas aumentam a produção de serotonina no seu organismo, também conhecido por muitas pessoas como o hormônio da felicidade, ajudando a combater a ansiedade, relaxar e a regular a sua flora intestinal.

É importante diminuir o consumo de alimentos que contém farinha de trigo e açucares, já que eles estão associados as alterações da produção de serotonina e no nível de glicemia.

Abaixo listei alguns alimentos que contém grandes benefícios para sua saúde e ajudam no combate a ansiedade:

1 – Laranja é fonte de vitaminas e cálcio, é também uma fruta energética que relaxa os músculos e combate a fadiga e o estresse;

A Vitamina C que contém na laranja, é um ótimo antioxidante que tem como objetivo diminuir a secreção de cortisol, que é um hormônio ligado a ansiedade e estresse.

Outro alimentos como limão, abacaxi e kiwi são alimentos do grupo da laranja que ajudam a aumentar a sensação de bem-estar

2 – Os ovos são fontes de vitaminas do complexo B, niacina e acetilcolina. A carência dessas substâncias no organismo pode provocar depressão ansiedade e apatia.

Os leites e derivados ajudam a fazer bem pessoas que sofrem com ansiedade, porque são excelentes fontes de aminoácido e triptofano, que ajudam na produção de serotonina.

3 – O alface também é uma verdura rica em ácido fólico e lactucina. Esses nutrientes são os calmantes naturais para o nosso organismo, assim controlando a ansiedade.

4 – Ela também é rica em carboidratos, fibras, selênio e zinco. O consumo da maçã combate a ansiedade e relaxa; ela pode ser uma excelente opção de café da manhã e de lanche da tarde.

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  • Post last modified:7 de July de 2021
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