Dicas para você dormir melhor: 5 dicas que podem ajudam a melhor seu sono

Você sabia que qualidade de vida está ligada à saúde do sono? De acordo com a Associação Brasileira do Sono, a cada três brasileiros, um tem insônia que é um distúrbio caracterizado pela sua dificuldade de manter o sono ou começar a dormir.

As principais causas da insônia são por causa da tensão, do estresse ou da preocupação. Mas também pode ser por questão fisiológicas como problemas respiratórios ou dores. Mas você precisa ficar atento a esses sinais, porque se você tiver insônia durante muito tempo, pode prejudicas sua saúde mental e física.

Uma ótima noite de sono é fundamental para o nosso desenvolvimento. Quem tem uma excelente saúde do sono é mais saudável, mais feliz, mais produtivo e tem um dia melhor. Durante nosso sono nós produzimos vários hormônios importantes para o nosso metabolismo do organismo, regeneramos células, conseguimos consolidar todo aprendizado em memória e conseguimos fortalecer nosso sistema imunológico.

A dificuldade de dormir e a falta de sono podem interferir diretamente na qualidade de vida de qualquer um, porque as noites que você não consegue dormir tendem a diminuir a capacidade de concentração durante o dia e resultam em intensas alterações de humor. Quando a falta de sono começa a se tornar frequente, pode acorrer problemas de saúde como, ansiedade, estresse até desenvolvimento de perda de memória e pode ocasionar alterações de apetite.

Para que você consiga uma ótima noite de sono, você tem que adotar uns hábitos que te ajudam a chegar à fase de sono profundo relaxamento e a regular seu sono, que as vezes é difícil alcançar. Para que isso aconteça, você tem que saber o horário certo de dormir e sempre respeitar esse horário, beber um chá calmante 30 minutos antes de dormir e conseguir criar um ambiente confortável e escuro.

Listei algumas dicas para te ajudar a ter uma ótima noite de sono:

1 – Você precisar desligar a sua TV e outros aparelhos

Uns 30 minutos antes do horário ideal para você ir para a sua cama, os aparelhos eletrônicos, televisão e computador devem ser desligados. E que você fique longe deles, pois como os jogos de vídeo game e o celular ajudam a estimular seu cérebro e a te deixarem mais agitados, sendo assim prejudicando seu sono.

2 – Ler antes de dormir

O que eu recomendo é que você se deite na cama somente quando estiver com sono, fique encostado no sofá ou na cama lendo um livro com a luz fraca. Sempre importante é ler sobre algo que te traga tranquilidade e paz, pois livros que podem ter provocam estresse ou tensão não te deixaram dormir do jeito que você queria.

3 – Respeitar sempre a hora de dormir

Para que nós tenhamos um sono de qualidade precisamos dormir cerca de 8 a 9 horas para estarmos bem no dia seguinte, quem tem que acordar cedo também deve ir para a sua cama cedo, respeitando sempre os horários.

4 – Ter costume de praticar exercícios

Ter o costume diário de praticar exercícios, de preferência antes das 9 horas da noite, é bastante benéfico porque você irá gastar mais energia e vai aumentar a necessidade ao longo do seu dia. As pessoas que não conseguem ir para academia, podem optar em andar de bicicleta ou dar uma caminhada.

5 – Tomar chá calmantes 30 minutos antes de dormir

Você tomando chá calmante antes de dormir, pode te induzir ao sono e a melhora do seu sono. Muitos chás possuem propriedades para que você alcance esse objetivo como a camomila, erva cidreira ou a lavanda.

  • Post category:Exercícios
  • Post last modified:7 de July de 2021
  • Reading time:4 mins read