Hormônios da felicidade – Quais são e como esses famosos hormônios podem ser estimulados

Encontra-se várias reações no corpo que acontece sem você perceber, mas fazem que o organismo tenha um ótimo funcionamento e balanceiam sua disposição, seu humor, seu bem-estar e até sua felicidade.

Sabe quando você está gostando de alguém, que você fica até com fome? Você quer ficar falando com a pessoa todo dia e fica doida para vocês se encontrarem de novo? Então, quando você se apaixona por alguém, você começa a liberar quatro hormônios na corrente sanguínea que assegura essa sensação de prazer. Esses são: serotonina, endorfina, dopamina e a ocitocina.

Serotonina

É um neurotransmissor que é responsável por te dar a sensação de bem-estar e prazer. Quando você não libera a serotonina no seu corpo, ela pode te causar mau humor e depressão.

Como liberar a serotonina do seu corpo:

1 – Tomar banho de sol:

A luz solar ajuda a libera e produz várias substâncias benéficas para o nosso corpo. Comece a pegar um sol de 15 a 20 minutos que seu dia vai ficar mais alegre e produtivo.

2 –  Autocuidado.

Fazer algo que te faça ter a sensação de descanso e alivio, como uma massagem, meditação, ioga ou qualquer atividade que você curta e que te faça seu estresse ir embora.

Dopamina

É um hormônio que está concentrado no nosso sistema de recompensa, que estimula sempre nosso cérebro a completar metas. A dopamina também opera no controle do aprendizado, memória e movimentos.

Como liberar a dopamina do seu corpo:

1 – Praticar atividades físicas

Já foi feito estudos que relataram que praticar atividades físicas aumentam a produção de novas células cerebrais, retardando o seu envelhecimento e assim melhorando também o fluxo de nutrientes para o seu cérebro.

2 – Realizar metas

Quando você concluí um objetivo é liberada a dopamina. Se você começar a colocar pequenas metas em sua rotina, isso começa a promover o aumento de dopamina na realização dessas metas. Essas metas podem ser como: ver todos os seus e-mails, caminhar 3 vezes por semana, fazer 5 receitas novas por mês.

3 – Meditar

Fazer meditação melhora seu foco e a sua concentração, sendo assim, aumentando a sua dopamina. Além disso, ela pode melhorar sua criatividade e sua capacidade de aprender coisas novas.

Endorfina

Ela pode te ajudar a aliviar uma dor, te induz a ter sentimentos de prazer, pode te animar e acalmar ao mesmo tempo. Ela é praticamente um remédio natural que faz nosso organismo produzir esse hormônio para contornar a falta de disposição e a tristeza.

Como liberar a endorfina do seu corpo:

1 – Sair com seus amigos

Saindo com seus amigos você tem grandes chances de liberar a endorfina no seu corpo, pois, suas conversas sociais positivas estimulam bastante a liberação de endorfina.

2 – Realizar Acupuntura

Realizar a acupuntura no seu corpo ativa o nosso sistema opióide, influenciando na liberação de endorfina.

3 – Dormir durante mais tempo

Ter um sono de qualidade estimula mais na criação de endorfina no seu organismo. Quando isso não acontece, tende a diminuir a conexão da endorfina com os receptores do sistema límbico, que esse sistema que controla a sensação de prazer.

Ocitocina

É o famoso “hormônio do amor” porque esse hormônio tem um ligação com os sentimentos de segurança e calma e com a redução da ansiedade. Ele está presente em outras ações também como: Quando a mãe está liberando seu primeiro leite, na hora do porto e até estimulando as contrações do útero.

Como liberar a ocitocina do seu corpo:

1 – Relaxar

Ações que te levam ao relaxamento, como praticar uma yoga, ouvir alguma música que você goste, meditação, fazem você liberar a ocitocina no seu organismo.

2 – Abraçar

Quando você dá um abraço demorado com mais de 30 segundos, já foi realizado estudos que isso faz você liberar a ocitocina no seu cérebro.

3 – Fazer sexo

Estudam apontem que nosso corpo libera bastante ocitocina durante o sexo. Este processo começa com os toques e atinge o maior nível na hora do orgasmo.

  • Post category:Exercícios
  • Post last modified:25 de May de 2021
  • Reading time:4 mins read