Se alimentar de ovo todo dia faz mal?

As galinhas foram domesticadas na Índia já faz mais ou menos 5.200 anos. Tem registros que 3200 A.C. que já consumiam aves e seus ovos. Mas antes, os ovos já eram usados para procriação das aves para que os seres humanos consumissem. Chineses e Egípcios, por volta de 1400 A.C. também tem registros que já consumiam os ovos da galinha.

Para o Brasil, tudo indica que os primeiros navios português trouxeram as galinhas de origem asiática.

Pelos os registros, podemos concluir que o consumo de ovos é bastante antiga e foi enraizado em nossos hábitos alimentares.

Consumir ovo todo dia não faz a sua saúde desde que ele seja incluído numa alimentação variada e equilibrada, trazendo muitos benefícios para o seu organismo como o ganho de massa muscular, controlar o nível do seu colesterol e prevenir que você tenha doenças nos olhos.

O ovo ficou bastante conhecido por não fazer bem para saúde porque a sua gema é rica em colesterol, mas estudos demonstram que a concentração de colesterol presente em alimentos naturais não nível baixo de fazer mal a sua saúde. Alimentos processados costumam fazer mal para sua saúde e fazer um desequilíbrio para seu colesterol, como a salsicha, linguiça, biscoitos recheados e o bacon.

A forma correta de cozinhar o ovo é da forma mais natural possível, com água, e evitar qualquer tipo de gordura, como manteiga e óleo.

Quantos ovos posso consumir diariamente?

Os estudos não demonstram quantos ovos são permitidos por dia, mas cerca de 1 a 2 ovos por dia vai fazer bem para sua saúde em pessoas saudáveis, como diz a Associação Americana do Coração. Pessoas que tem problemas no coração ou diabetes é recomendado comer apenas 1 unidade por dia. O importante é que o ovo faça parte de uma alimentação equilibrada, pois assim vai conseguir manter os níveis de glicemia e colesterol adequados.

O ovo é um alimento rico nutricionalmente, mas ele tem caloria e se você fizer uma dieta restrita para emagrecer, tem que consumir o ovo com moderação.

Muita atenção para quem consume ovo mal passado ou cru, pois, eles contêm um bactéria chamada Salmonella, que pode provocar diarreias fortes e vômitos, sendo muito perigosa para crianças. O recomendado é evitar o consumo de ovos crus e mal passado para não ocorra isso, como maioneses e recheios de bolos.

  • Post category:Alimentos
  • Post last modified:7 de July de 2021
  • Reading time:3 mins read